Valmir lembra luta do MST e massacre de Eldorado de Carajás

904243_197934306997321_215981217_o

O deputado Valmir Assunção (PT-BA) lembrou em plenário os 17 anos do massacre de Eldorado de Carajás, quando 21 trabalhadores rurais sem terra foram assassinados. “No próximo dia 17 de abril se completa 17 anos do massacre e marcaremos nossa manifestação relembrando os companheiros mortos”, disse.

Nesses mais de 25 anos de fundação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), acrescentou Valmir Assunção, “já assistimos a inúmeros assassinatos, muitos dos quais os seus autores permanecem impunes até hoje. E em todos eles a causa tem sido a mesma: a não aceitação, por parte do latifúndio, da existência de um movimento social que se contraponha ao atual modelo de gestão da terra e da produção agrícola, que a despeito dos enormes prejuízos sociais no campo, ainda prevalece no Brasil”.

Ele lembrou que o mesmo ocorreu com os 21 companheiros mortos no dia 17 de abril, em Eldorado de Carajás, em 1996. “E tem sido assim durante os anos subsequentes, quando fomos e ainda continuamos sendo vítimas da criminalização porque lutamos pela reforma agrária”, frisou o petista.

Marcha – Valmir Assunção lembrou ainda que no mês de abril será iniciada a marcha por reforma agrária e que faz parte da jornada de lutas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). “Os sem terras que participarão da marcha não estarão representando somente os 12 mil acampados e os mais de cinco mil assentados do estado da Bahia. Mas estarão representando também os mais de 90 mil acampados do MST de todo o Brasil, muitos deles há mais de 15 anos embaixo da lona preta, resistindo para que o direito à terra seja cumprido pelo Estado brasileiro”, ressaltou.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s