Líderes comunitários destacam unidade da EPS em Ilhéus

No processo de ampliação dos quadros políticos, a EPS tem conquistado cada vez mais companheiros comprometidos com a emancipação social e produtiva da população baiana. Em Ilhéus, o militante histórico do PT, Adeilton Souza, ressalta a importância do momento vivenciado pela tendência no acumulo de forças para enfrentar os desafios de implementar um novo paradigma de relação com os movimentos sociais e na disputa interna do partido.

Adeilton destaca que em Ilhéus a tendência conta com 34 membros ativos, entre eles, o líder sindical e comunitário, Makrisi Angeli de Sá, que no último pleito municipal, candidatou-se a vereador, alcançando a expressiva votação de 1453 votos e conquistando a primeira suplência da coligação. “Foi o resultado do acumulo de ações junto com os movimentos sociais e sindical, nas zonas urbanas e rural de Ilhéus”, afirma Adeilton.

Imagem

Adeilton Souza e Makrisi Angeli de Sá: duas grandes lideranças da EPS em Ilhéus

Para Makrisi Angeli, o momento é de articulação e diálogo com as outras tendências existentes no PT de Ilhéus, buscando estabelecer alianças para os processos de disputa em 2013 e 2014. Atualmente, a EPS em Ilhéus passa por período de reorganização dos movimentos populares e de formação de novas lideranças. “Estamos em um processo de reaproximação da militância e organização das lideranças em alinhamento com a tendência”, afirma.

Para tanto, ainda em março, será realizado o Encontro Municipal da EPS, a partir do qual será pensada a organização de um encontro territorial, que reúna os principais quadros da tendência para discutir sobre a conjuntura política da região e do estado. “A nossa perspectiva é que com a capacidade e os quadros da EPS possamos avançar nas nossas lutas de bases”, afirma Angeli.

Neste sentindo, o companheiro Renan Gomes, está assumindo a tarefa de articular a corrente numa perspectiva territorial, ampliando as relações com os demais municípios. Junto com as lideranças de Itabuna, Buerarema, Arataca e Uruçuca, onde a tendência conta com a Prefeita Fernanda Silva, a EPS se confirma como força política no Litoral Sul.

Ativismo Comunitário

Presidente da Associação de Moradores do Bairro Teotônio Vilela, o segundo mais populoso da cidade, com cerca de 20 mil habitantes, Makrisi destaca a importância da articulação da militância com a população em busca de melhorias sociais. “O bairro apresenta muita demanda e muito potencial, temos conseguido conquistas importantes com o nosso trabalho de inclusão produtiva”, afirma o líder comunitário.
Makrisi Angeli, também integra a executiva municipal do PT como Secretário de Formação Política. No dia 09/03, o PT de Ilhéus realizará a Plenária de Formação dos novos filiados, que também marcará as festividades pelos 33 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s