Dirigente da EPS destaca jornada de lutas do MST

Na última semana, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), iniciou a sua jornada anual de lutas ocupando as prefeituras de Itamaraju, Mucuri e Alcobaça, no sul do Estado. As ocupações têm por objetivo reivindicar junto aos gestores municipais melhorias nos assentamentos nas áreas de saúde, educação e infraestrutura.

Oriundo do movimento de luta pela reforma agrária, o membro do Diretório Estadual do PT e dirigente da Esquerda Popular Socialista, Eudes Queiroz, aponta que na grande maioria dos municípios falta o básico para os assentamentos em segmentos como infraestrutura, saúde, educação e assistência social. Por isso, “o MST começa o ano ocupando as prefeituras para pautar essas discussões”, destaca o dirigente.

Imagem

“É papel dos gestores públicos municipais cuidar da infraestrutura, zelar pelas estradas, pelo transporte escolar, da contratação de professores, do planejamento pedagógico. Investir na saúde, tanto em atendimento de emergência quanto em prevenção” nos assentamentos, afirma Eudes.

O dirigente afirma a necessidade das gestões municipais investirem numa política de distribuição de sementes para os trabalhadores rurais e denuncia que em muitos municípios baianos ainda não há o cumprimento da Lei nº 11.947/2009, que determina que pelo menos 30% dos alimentos da merenda escolar provenham da agricultura familiar.

“Investir na agricultura familiar fortalece o comércio local, desenvolve a eco

nomia dos municípios, garante o acesso da população a alimentos mais saudáveis, entre outros benefícios”, assegura o dirigente partidário.” As ações do MST têm por objetivo fortalecer os trabalhadore

s da reforma agrária, seja nos espaços municipais, estaduais ou nacional”, conclui.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s